Pular para o conteúdo principal

A W Pink



A W PINK: Arthur Walkington Pink (1886-1952)

Pink nasceu em Nottingham, Inglaterra em 1º de abril de 1886, e tornou-se cristão aos vinte anos. Mesmo sendo filho de pais cristãos, Pink havia antes entrado para a sociedade teosófica (um grupo gnóstico ocultista, popular na Inglaterra naquela época) e rapidamente alcançou os graus mais altos de sua hierarquia.

Sua conversão ocorreu após paciente admoestação de seus pais através das Escrituras. A passagem do livro de Provérbios 14:12 (Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte) particularmente afetou seu coração e o compeliram a renunciar a teosofia e seguir a Jesus.

Desejando crescer no conhecimento das Escrituras, Pink foi para os Estados Unidos estudar no Instituto Bíblico Mood. Em 1916 ele se casou com Vera E. Russel. Porém, dois meses depois partiria para o Colorado, depois Califórnia e depois Inglaterra. De 1925 a 1928 serviu na Austrália, sendo pastor em duas congregações de 1926 a 1928, quando retornou a Inglaterra e depois aos Estados Unidos no ano seguinte. Eventualmente pastoreou igrejas no Colorado, Califórnia, Kentucky e Carolina do sul.
Em 1922 ele começou a publicar uma revista mensal intitulada Studies in Scriptures (Estudos nas Escrituras) que circulava entre os cristãos de língua inglesa ao redor do mundo, porém de pouca tiragem, em volta de mil exemplares.

Em 1934 Pink retornou a Inglaterra e dedicou-se depois de alguns anos a escrever livros e planfetos. Ele morreu em Stornoway, Escócia, em 15 de julho de 1952. A causa
de sua morte foi anemia.

Um dos livros escritos por Pink é Deus é Soberano.

Soberania de Deus, segundo Pink, não é meramente uma doutrina metafísica sem prática. É uma doutrina que causa um poderoso efeito sobre o caráter e a vida cristã. Ela é fundamental na Teologia Cristã. Pink usa ilustrações para demonstrar o valor dessa doutrina: “ela é como o centro de gravidade no sistema da verdade cristã; é o sol ao redor do qual se agrupam os astros menores; é o fio no qual as demais doutrinas são enfileiradas tal como um colar de pérolas; é um tônico divino a refrigerar-nos o espírito. Ela é e faz tudo o que dissemos e mais ainda, porque atribui a Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - a glória que Lhe é devida, colocando a criatura no correto lugar diante dEle - no pó”.


Comentários

  1. Olá, Neto! Li alguns artigos e trechos do livro. O velho Arthur Pink é o cara!
    Aquele abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bom Carnaval...

Em tempos de festa de carnaval, desejo que sua marchinha preferida seja em um ritmo diferente. Que seus desejos de alegria não estejam apenas em curtir a festa popular. E mais do que isso, que não use anualmente dos quarenta dias para a reconciliação e para se preparar para o noivo por causa do seu sacrifício, apenas por tradição romana. Isso não vale de nada. Que seu coração esteja preparado todos os dias, pois Ele virá. Em breve!!!

Lego House...

Escrever pra mim sempre foi um desafio. As únicas vezes que me dei muito mal na escola foi em língua portuguesa. Fiquei de prova final por 3 vezes seguidas em séries diferentes com a mesma professora. Depois de alguns anos passamos a trabalhar juntos, eu e a professora que 'me' deixou de prova final. Fiz questão de contar o fato, o que deixou ela 'feliz' pois viu que foi importante pra mim. Apesar de ter sido sempre ruim em lingua portuguesa, ultimamente tenho sentido vontade de escrever, de expressar com textos o que penso, de colocar para fora minhas 'opiniões' e pontos de vista sobre diversos temas, e até mesmos histórias e contos que vem em minha mente. Percebi que escrever requer disciplina diária, muita leitura e uma visão realista e as vezes precisa do que se deseja expressar. Isso não é fácil. Nos últimos meses meus gostos tem mudado em diversos aspectos, e tenho achado interessante, apesar achar estranho e de me incomodar. Tenho gostado de literatura